Notícias
parede verde

Jardim vertical 'nasce' em prédio de Paris

Vanessa Barbosa - Exame.com - 06/09/2013

[img1]

[box-leia]Bem numa esquina de Paris, a parede de um prédio ganhou vida. Como um oásis, o jardim vertical quebra a visão monótona do concreto das ruas e prédios. Não por acaso, a fachada ganhou o nome “Oásis de Aboukir”. Ela foi criada para a Semana de Design de Paris, que acontece entre 9 e 15 de setembro.

O responsável pela empreitada é Patrick Blanc, badalado desenhista, inventor, cientista e botânico francês. Com sua equipe, ele começou a instalar a estrutura em abril, na esquina das ruas Aboukir e Petits Carreaux. A inauguração oficial está prevista para o dia 10.

Ao longos dos últimos meses, moradores e transeuntes assistiram o jardim florescer. É um verdadeiro espetáculo, onde plantas das mais variadas espécies se misturam numa explosão de verdes profundos, amarelos e vermelhos.

Esta não é a primeira investida de Blanc na cidade. Ele coleciona outros projetos igualmente fascinantes, como o jardim vertical do Musée du Quai Branly, um dos mais famosos.

TENDÊNCIA MUNDIAL
Com espaços urbanos virando coisa rara nas grandes cidades, os jardins verticais têm se revelado uma solução engenhosa para inserir áreas verdes nos centros sem que seja necessário expandir a ocupação horizontal. Eles aumentam a biodiversidade e ao mesmo tempo proporcionam a melhoria no consumo de energia dos edifícios, já que ajudam a controlar a temperatura interna.

Recentemente, Londres revelou sua maior parede verde já construída. Carinhosamente apelidada de 'Os pulmões verdes de Victoria', a fachada brotou em um famoso hotel da cidade, o Rubens at the Palace.