Notícias
vítimas do terremoto

Japoneses resgatam cães perto de Fukushima

Redação - Veja.com - 15/04/2011

Dezenas de voluntários japoneses ignoraram as recomendações das autoridades japonesas para salvar 20 cães abandonados em uma área próxima à usina nuclear de Fukushima, evacuada devido ao risco de contaminação radioativa.

O resgate, que aconteceu no último final de semana, foi organizado por voluntários via e-mail depois que o jornal Asahi Shimbun publicou uma foto que mostrava cães perdidos na cidade costeira de Minami Soma, em uma área próxima à usina. "Meu coração tremeu. Eles se pareciam com o meu cão. Comecei a procurá-los na hora", disse à Associated Press Etsumi Ogino, 56, que é voluntária em um abrigo de animais na província de Chiba.

No domingo, sete voluntários chegaram na "cidade fantasma" de Minami Soma, alguns com vestes anti-radioativas, outros apenas com capas de vinil para se proteger dos riscos da radioatividade. Os primeiros cães encontrados estavam em uma estação de trem de Odaka. "Eles estavam esperando pelo dono", disse Tamiko Nakamura, uma das voluntárias, à AP.

No total, 20 cachorros foram resgatados, alguns foram levados a uma clínica veterinária em Kanagawa e outros estão sendo cuidados por voluntários em outras áreas. Uma das donas, cuja identidade não foi revelada, ficou "extremamente feliz", segundo Nakamura, que lamenta por não ter conseguido salvar outros animais que fugiram.

comments powered by Disqus