Notícias
defensor das crianças

Janusz Korczak é tema de Fórum da Cultura de Paz

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 06/03/2013

[img1] 

[box-leia]A Associação Palas Athena estreia em grande estilo a série de Fóruns do Comitê da Cultura de Paz que realizará durante todo o ano de 2013. O primeiro evento da programação, que acontece em 12/03, em São Paulo, terá como tema Janusz Korczak: uma vida que se renova nos direitos de cada criança

Ministrado por Silvio Hotimsky e Celso Zilbovicius, o encontro contará a história do médico, pedagogo, escritor e ativista social Korczak, que nasceu em Varsóvia, em uma família judaica e é considerado o primeiro grande defensor dos direitos das crianças

Desde cedo, o escritor usou a literatura para expressar sua indignação frente às injustiças e preconceitos contra os pequenos e, em 1912, criou um orfanato. Com a invasão nazista na Polônia durante a 2ª Guerra Mundial, Korczak foi obrigado a transferir as 200 crianças que viviam no local para um gueto, onde viveu durante anos em condições bem precárias. 

Mesmo tendo a chance de fugir, o escritor permaneceu ao lado das crianças e, em agosto de 1942, acompanhou-as, vestidas com suas melhores roupas e empunhando a bandeira do orfanato, até o campo de extermínio de Treblinka, onde morreu junto a elas nas câmaras de gás. 

Além de reviver a história de Korczak, o 102º Fórum do Comitê da Cultura de Paz visa debater uma das principais teorias do escritor: a de que, muito além de dar afeto, amar uma criança significa respeitar seus direitos de se expressar e se desenvolver de forma livre, autônoma e com espírito crítico. 

O evento, que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), é gratuito e os interessados em participar não precisam realizar inscrição prévia. 

102º FÓRUM DO COMITÊ DA CULTURA DE PAZ
Data: 12/03
Horário: 19h
Local: Auditório do Masp
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista - São Paulo/SP

comments powered by Disqus