Notícias
mais um brasileiro premiado

Izabella Teixeira ganha prêmio Campeões da Terra 2013

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 12/09/2013

[img1]

[box-leia]A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, é uma das vencedoras do prêmio Campeões da Terra 2013, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Criada em 2005, a iniciativa reconhece o trabalho de líderes do governo e representantes da sociedade civil e do setor privado em prol da proteção e conservação do meio ambiente. 

Segundo a ONU, Izabella foi premiada na categoria Liderança Política pelas ações que desempenha no Ministério desde 2010, com foco no combate ao desmatamento da Amazônia. De acordo com levantamentos do governo brasileiro, nos últimos oito anos o Brasil testemunhou uma queda de 84% na taxa de desmate do bioma, embora em 2013 a atividade ilegal possa voltar a apresentar aumento

"Estou muito feliz. Me sinto muito honrada, porque a área ambiental é muito complexa e esse prêmio é o reconhecimento do meu trabalho. Todo mundo quer cuidar do meio ambiente, evitar desmatar, mas na hora de construir o consenso não é fácil", comemorou a ministra do Meio Ambiente, no evento de anúncio da vitória, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), na Casa da ONU no Brasil, em Brasília. 

Izabella completou: "O Brasil sempre teve um papel protagonista na política ambiental mundial e esse prêmio aumenta nossa responsabilidade nesse cenário." 

A entrega do prêmio Campeões da Terra 2013 acontece em 18/09, no Museu de História Natural de Nova York. Em oito anos de existência, a iniciativa já premiou outros dois brasileiros: a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, em 2007, e o presidente executivo da Abril S.A, Fábio Barbosa, em 2012.

comments powered by Disqus