Notícias
Divulgação/IPSO Portal divulga informações sobre estado dos oceanos
educação

Portal divulga informações sobre estado dos oceanos

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 14/07/2011

Alimentado pelo IPSO - Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos, o portal State of the Ocean (Estado do Oceano, em português) conta com uma porção de dados, para consulta pública, sobre a atual situação dos mares de todo o mundo. 

O site é divido em três grandes seções, que informam sobre a condição dos oceanos, os principais fatores que o ameaçam e, ainda, as medidas que devem ser aplicadas para amenizar os impactos de cada um deles. 

Para acabar com a destruição de habitat causada pela extração de petróleo, por exemplo, o IPSO sugere a criação de novas reservas marinhas. Já para resolver o problema da pesca predatória - que, segundo o site, captura cerca de 10 mil toneladas de peixe, a cada hora, em todo o mundo -, o Programa aconselha melhorias na gestão da atividade. 

A intenção do site é servir de consulta para os internautas, a fim de fomentar o debate sobre a importância de medidas que garantam a preservação dos ecossistemas marinhos. Para isso, o portal oferece, ainda, coletânea de sites relacionados ao assunto e download gratuito dos relatórios O Estado do Oceano, publicados periodicamente pelo IPSO. 

Leia também:
Situação dos mares aponta risco de extinção em massa
  

*State of the Ocean

comments powered by Disqus