Notícias
mudanças climáticas

Relatório do IPCC reforça aumento de eventos extremos

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 18/11/2011

O IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU divulgou nesta sexta-feira, em Uganda, versão preliminar de relatório a respeito de eventos climáticos extremos que apontou que, ainda neste século, a frequência e intensidade desse tipo de fenômeno deve aumentar em todo o mundo. 

Entre as previsões do documento, está o crescimento preocupante do nível do mar nas pequenas ilhas-Estado de países insulares, como o Caribe, e a intensificação das secas em regiões como nordeste brasileiro, México e Europa e América Central. Além disso, o relatório prevê aumento nas ondas de calor, chuvas mais intensas, enchentes e ciclones mais fortes e deslizamentos de terra mais frequentes. 

Ainda de acordo com o documento, as ações humanas são "provavelmente responsáveis pela intensificação dos eventos climáticos extremos ligados às mudanças climáticas", o que significa que a chance do homem ser o grande responsável por todos esses fenômenos é de dois terços ou mais. 

O documento do IPCC foi produzido por cerca de 110 cientistas, de diferentes países, que integram o corpo técnico da ONU.

comments powered by Disqus