Notícias
tecnologia

Invenção genial da Nasa salva vidas em terremoto no Nepal

Marina Demartini - Exame.com - 07/05/2015

[img1][box-leia]As vidas de quatro nepaleses foram salvas graças a uma tecnologia de busca e resgate da Nasa.

O dispositivo criado pela agência espacial e o Departamento de Segurança Interna dos EUA "sentiu" e localizou os batimentos cardíacos de quatro pessoas soterradas pelos destroços causados pelo terremoto que devastou várias cidades do Nepal.

O protótipo, chamado de FINDER (sigla para Encontrando Indivíduos em Desastres e Emergências, em português), localizou os sobreviventes com um radar de micro-ondas.

Os homens encontrados pelo dispositivo ficaram presos sob três metros de escombros durante dias na vila de Chatura, segundo a Nasa. Após descobertos pelo FINDER, eles foram retirados do local por uma equipe de resgate.

De acordo com a Nasa, a nova tecnologia consegue diferenciar os batimentos cardíacos de uma pessoa da pulsação de outros seres vivos. Além disso, um grande benefício do protótipo é o fato de que as pessoas não precisam estar conscientes para serem encontradas.

A agência espacial informou que, em um teste anterior, o FINDER detectou pessoas enterradas sob nove metros de destroços, escondidos sob seis metros de concreto e há uma distância de 30 metros do local onde o dispositivo estava.

O FINDER já passou por diversos testes e está em fase de comercialização. Em breve, a tecnologia estará disponível para agências de resgate e organizações no mundo inteiro.

comments powered by Disqus
Tags: