Notícias
bioengenharia

Instituto transforma garrafa PET em agente antibacteriano

Luiz Cruz - Info.com - 10/12/2013

[img1]

[box-leia]Cientistas do centro de pesquisas da IBM e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura descobriram uma forma de transformar garrafas de plástico recicladas em um agente que combate fungos.

A pesquisa é uma reação a crescente resistência dos fungos aos medicamentos, desde o desenvolvimento da penicilina. O grande problema é que o método tradicional de combate requer que o medicamento penetre na membrana da célula para combater a infecção. O novo agente de desinfecção é uma nanofibra criada com polímeros que funcionam como o velcro, colando na estrutura da membrana das células graças a energia eletrostática.

Em um teste de eficiência a nanofibra erradicou 99,9% do fungo Candida Albicans, que causa a Candidiase. Segundo os pesquisadores, esta infeção sanguínea é a terceira mais comum nos Estados Unidos.

Os polímeros ninja, como foram chamados as estruturas que formam a nanofibra, tem tamanho de 43 a 198 nanometros e eles são atóxicos e biodegradáveis. A expectativa é que em um futuro próximo eles sejam utilizados em produtos de higiene como pasta de dente e desodorantes. Assim eliminariam a possibilidade de infecção em uma grande parcela da população, sem causar danos colaterais.