Notícias
dia mundial sem carro

Instituto Parada Vital promove atividades especiais

Redação - Planeta Sustentável - 22/09/2011

O Instituto Parada Vital (IPV)*, que administra os bicicletários públicos em estacionamentos, metrôs e terminais de ônibus EMTU da Grande São Paulo, promove ações e eventos especiais nesta quinta-feira (22) para celebrar o Dia Mundial sem Carro.

Uma das atividades é a inauguração do bicicletário Antonio Bertolucci na estação Butantã do Metrô, uma homenagem ao ciclista de 68 anos que morreu em junho deste ano após ser atropelado por um ônibus em uma alça de acesso à avenida Sumaré. A solenidade, que terá início ao meio dia, contará com as presenças do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda. Anexa à estação, a unidade funcionará das 6h às 22h e disponibilizará 10 bicicletas para empréstimo e 54 vagas para estacionamento de bikes. 

A entidade ainda amplia para duas horas o período gratuito de uso das bikes e realiza ação de incentivo à pedalada em parceria com o Blue Tree Hotel, que oferecerá duchas grátis - com sabonete, shampoo e toalha do hotel - para os ciclistas que passarem pela unidade do Hotel na rua Verbo Divino das 7h às 9h desta quinta. 

Fundado em 2007, o IPV é uma a iniciativa que visa estimular o uso de transportes alternativos que contribuam com a redução de emissão gases poluentes. O projeto tem apoio da Sabesp, da Shimano, do Metrô de São Paulo, da EMTU, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Secretaria de Recreação e Esportes, ambas do município de São Paulo, e atende a cerca de 10 mil pessoas mensalmente.

*Instituto Parada Vital

comments powered by Disqus