Notícias
branco e dourado

Instituição leiloa versão do vestido polêmico por uma boa causa

Lauren Provost - Le HuffPost - 05/03/2015

[img1][box-leia]Milhões de internautas em todo o mundo se arrancaram os cabelos, tentando definir a cor deste vestido. Preto e azul ou branco e dourado? A grife inglesa Roman Originals, criadora do famoso vestido, confirmou que seu produto realmente era azul e preto na sexta-feira passada. Mas, por uma boa causa (e para agradar à outra “tribo”), a empresa criou um novo vestido, uma peça única, da outra cor.

Este vestido, desta vez de fato branco e dourado, será posto em leilão no Ebay hoje (05), para a entidade beneficente britânica Comic Relief, que organiza todos os anos em março o chamado Red Nose Day, o equivalente ao Télethon na França (ou algo como o Criança Esperança no Brasil), para lutar contra a fome e a pobreza no mundo.

[img2]Nestas fotos não há ilusão de ótica possível: todo o mundo finalmente enxergará o vestido branco e dourado, pois a modelo posou com o vestido contra um fundo de uma cor idêntica ou próxima à do vestido.

Na foto que deu a volta ao mundo, nosso sistema visual tentava reduzir o viés cromático do eixo da luz do dia, explicou à Wired o neurocientista Bevil Conway: “Ou as pessoas reduzem o lado azul, e nesse caso enxergam o vestido como sendo branco, ou reduzem o lado dourado, e nesse caso o enxergam azul e preto”.

Veja a famosa foto do vestido tão comentado na semana passada:

http://swiked.tumblr.com/post/112166688660/bellasfault-swiked-katze-geht-meow



O leilão vai durar dez dias, sem preço mínimo a ser atingido, e a Roman Originals espera que o hype em torno de seu vestido lhe permita fazer uma doação polpuda à obra de caridade que ela escolheu.

A repercussão toda já fez muito pela empresa britânica: o tráfego por seu site aumentou 2.000% na sexta-feira passada, e os estoques do vestido acabaram várias vezes.

 

comments powered by Disqus
Tags: