Notícias
Divulgação/ Carmichael Collection
e não é piada

Insetos ganham funeral nos Estados Unidos

Vanessa Barbosa - Exame.com - 20/04/2012

Na correria cotidiana, nós, humanos, deixamos mortos, decapitados e mutilados pelo caminho - muitas vezes sem nem perceber. São formigas, abelhas, borboletas e outros pequenos insetos que por azar vão parar debaixo da sola de nossos sapatos ou de um pneu de carro. Esse pequenos seres, depois de esmagados, ficam lá esquecidos, sem que ninguém verta uma lágrima ou expresse a mínima ruga de preocupação.

Não mais. Para chamar a atenção de quem anda apressado pelas ruas da cidade, sem olhar para a vida em volta - ou embaixo do nariz - um grupo de artistas americanos resolveu prestar "homenagens" à memória dessas criaturas, criando funerais em miniatura. Parece piada, mas não é.

O coletivo Carmichael Collection, de Minneapolis, nos EUA fez questão de providenciar tudo nos mínimos detalhes, com direito a quadro com foto, coroa de flores, velas a até ursinhos. A ideia é gerar surpresa e fazer com que as pessoas parem, olhem o inseto morto na rua ou na calçada com um pequeno memorial em torno dele, e se tornem mais conscientes dos arredores .Algo raro hoje em dia quando muitos andam com um fone no ouvido e um celular na mão, sem olhar para os lados.

A instalação traz ainda um vídeo mostrando o funeral de uma barata:

comments powered by Disqus