Notícias
Verdes e econômicos

Inmetro atualiza ranking de carros mais eficientes

Julia Wiltgen - Exame.com - 07/11/2013

[img1]

[box-leia]De tempos em tempos, o Inmetro atualiza seu ranking de consumo de combustíveis com a entrada de novos modelos de veículos. Atualmente, a lista de carros testados pela entidade tem 36 montadoras e mais de 400 versões de 132 modelos. No início de outubro, o Inmetro incluiu na sua tabela informações também sobre a emissão de poluentes, formando um banco de dados ainda mais completo sobre a eficiência energética e o nível de poluição dos veículos que rodam no Brasil.

O ranking a seguir reúne apenas os carros que, a um só tempo, combinam eficiência no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes. Constam na lista os veículos que, ao mesmo tempo, receberam o selo Conpet de eficiência energética, têm as menores emissões de dióxido de carbono de origem fóssil não renovável e receberam a nota máxima de baixa emissão de gases poluentes na classificação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Ibama.

Para chegar aos resultados de eficiência no consumo de energia, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, em parceria com a Petrobras no âmbito do Conpet, submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, de A a E - sendo A o mais eficiente e E o menos eficiente. Os veículos que recebem as melhores etiquetas dentro da sua categoria e/ou na comparação absoluta geral recebem o selo do Conpet e são considerados os mais econômicos em consumo de combustível. A participação das montadoras é voluntária.

Já a classificação do Proconve leva em consideração a emissão do dióxido de carbono (gás de efeito estufa) de origem fóssil não renovável e os dados de emissão de gases poluentes - hidrocarbonetos (NHMC), monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx).

A seguir você poderá ver quais dos carros testados pelo Inmetro têm o melhor desempenho combinado de emissão de poluentes e consumo de combustível - do que tem maior para o que tem menor desempenho. A tabela completa e mais atualizada da entidade, com todos os modelos testados, pode ser acessada aqui. É possível ainda fazer uma busca por modelo, determinando certos parâmetros, no site do PBEV.

Veja a galeria com a lista atualizada.