Notícias
inovação

Índia gera energia a partir do casulo do bicho-da-seda

Vanessa Daraya - INFO Online - 28/08/2014

[img1]

[box-leia]Você sabia que as membranas do casulo do bicho-da-seda têm vestígios de elementos como sódio, carbono, nitrogênio e oxigênio? Cientistas na Índia descobriram uma forma de coletar esses elementos e produzir eletricidade

Um estudo publicado na Scientific Reports sugere que os casulos podem ser usados para gerar energia limpa. A eletricidade pode ser usada para alimentar eletrônicos e até fornecer energia para usinas nucleares. 

Para gerar a energia só é preciso de água. Molhar os casulos faz os elementos ali presentes produzirem uma corrente elétrica através da membrana do casulo. 

Os cientistas ligaram um eletrodo de alumínio à superfície interior de um casulo e um eletrodo de cobre à superfície exterior, e expuseram o casulo ao vapor de água. Ao ligar três desses casulos foi possível acender uma lâmpada de LED. 

Segundo Sushil Kumar Singh, coautor do estudo, a Índia planeja aperfeiçoar a técnica para usar o casulo como uma bateria e comercializá-la. Há uma expectativa de que as baterias também possam ser produzidas a partir da proteína de seda de sericina, que é desperdiçada durante a produção têxtil comercial.

Tags: