Notícias
desastres

Incêndio destrói 3 mil hectares da Patagônia argentina

Renata Giraldi - Agência Brasil - 09/01/2012

Na Argentina, na região de Chubut, na Patagônia, chamas provenientes do Sul do Chile já consumiram 3 mil hectares de florestas. De acordo com as autoridades, a situação se agravou devido às elevadas temperaturas e aos ventos que ajudam a espalhar as chamas. A fumaça predomina. Mais de 300 bombeiros atuam na região. Desde sábado (7), os esforços foram ampliados.

Ontem (8) três navios-tanque e um helicóptero foram acionados, mas as cinzas impedem que sejam colocados em funcionamento. As autoridades argentinas desconfiam que o fogo foi provocado intencionalmente em decorrência às disputas entre vizinhos de cidades da região.

A Defesa Civil de Chubut informou que não há vítimas. Mas 50 pessoas foram retiradas da área entre residentes e turistas que estavam acampados na região de El Hole. O alerta vermelho foi acionado. El Hole fica na fronteira da Argentina com o Chile.

O secretário da Produção de Chubut, Sergio Bohe, disse que a chuva que atingiu parte da área prejudica porque provoca um aumento na intensidade do vento, dificultando o trabalho dos bombeiros.

No sábado, um grupo de 50 brigadistas brasileiros seguiu para a região de Concepción, na Argentina, para ajudar no combate ao fogo na região. Inicialmente, os bombeiros civis ficarão 20 dias no Chile.

comments powered by Disqus