Notícias
energia limpa

Avião Solar realiza primeiro voo internacional com êxito

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 17/05/2011

Depois de entrar para a história da aeronáutica mundial ao realizar um voo de mais de 24 horas, em julho de 2010, o avião movido a partir da energia do sol, o Solar Impulse HB-SAI*, realizou mais um feito marcante: a aeronave completou com êxito seu primeiro voo internacional

O avião partiu da cidade de Payerne, no oeste da Suíça, e aterrissou, cerca de 13 horas depois, no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, tornando-se a primeira aeronave a realizar um voo internacional sem emitir poluição alguma. 

A conquista foi comemorada pelo criador do avião, o suíço Bertrand Piccard, que ainda pretende aprimorar a velocidade média da aeronave para torna-la mais interessante do ponto de vista comercial. Isso porque, atualmente, o Solar Impulse HB-SAI realiza voos a cerca de 70 km/h, uma velocidade 10 vezes inferior a dos aviões comerciais. 

A aeronave ficará em Bruxelas até 29 de maio e, depois, seguirá para Paris, onde será apresentada, com destaque, no 49º Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço, que acontece na capital francesa até 26 de junho. 

Leia também:
Avião Solar, em uma noite inesquecível 
Voando com a energia do sol, em Copenhague  

*Solar Impulse HB-SAI

comments powered by Disqus