Notícias
respire fundo

Imagem da Nasa mostra poluição recorde em Singapura

Vanessa Barbosa - Exame.com - 24/06/2013

[img1]

[box-leia]Uma imagem captada por satélites na Nasa mostra a gravidade da poluição atmosférica que se abateu sobre Singapura e parte da Malásia desde a última semana. Na vista espacial, espessas fumaças oriundas de um incêndio florestal na Indonésia se deslocam para os países vizinhos, levando os níveis de poluição a bater recordes.

A poluição do ar em Cingapura atingiu o nível mais crítico registrado na quinta-feira, superando em 70% o considerado "perigoso", o que aumentou o número de pacientes nos hospitais devido a problemas respiratórios, informou a imprensa local.

Devido à má qualidade do ar, o governo de Singapura pediu a população para que permanecesse em ambientes fechados. Na Malásia, mais de 200 escolas foram fechadas.

A cena acima, captada na quarta-feira, mostra as chamas ativas do incêndio de Sumatra, indicadas como pontos vermelhos na parte esquerda. As autoridades acusam o governo da Indonésia de medir esforços para conter os incêndios na ilha, provocados de maneira ilegal por agricultores para limpar o terreno.