Notícias
conservação florestal

Imaflora lança campanha para incentivar a certificação socioambiental

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 26/09/2014

[img1][box-leia]Hoje, 26/09, a organização Forest Stewardship Council , em português Conselho de Manejo Florestal (FSC Brasil)* celebra no mundo todo a "FSC Friday". O evento anual chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo florestal responsável.

Para apoiar a iniciativa, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lança no Brasil uma campanha digital em que convida empresas e consumidores da certificação socioambiental a postarem fotos, vídeos e frases na fan page "Eu uso produto FSC®". As empresas deverão postar peça promocional e completar a frase sugerida "Eu produzo produto FSC e contribuo com ..."

A campanha vai até o dia 19/10. Uma comissão julgadora irá selecionar os materiais mais criativos e que comuniquem melhor as garantias da certificação. Também será levada em conta as peças mais curtidas pelo público. A íntegra do regulamento pode ser conferida aqui.

O objetivo da iniciativa do Imaflora é despertar a consciência da sociedade para a origem daquilo que consome, o impacto provocado por suas escolhas sobre os recursos naturais e a possibilidade de contribuir positivamente para o meio ambiente a partir de suas opções de compra.

"Passados 20 anos da criação do FSC, encontramos muitos produtos certificados em nosso dia a dia: madeira, papel, painéis, embalagens, entre outros", afirma Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora. "É hora de reconhecermos os hábitos de consumo responsável hoje praticados, que têm contribuído para a conservação das florestas".

Empresas e produtos que possuem o selo FSC® passam por um longo processo de auditoria, responsável por comprovar, entre outra exigências, práticas de manejo que conservem a biodiversidade, recursos hídricos, o solo; respeito aos direitos dos povos indígenas e comunidades locais; manutenção e ampliação do bem-estar dos trabalhadores florestais.

A certificação se aplica a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada.

*FSC Brasil
Imaflora

comments powered by Disqus
Tags: