Notícias
aniversário

ICMBio completa 4 anos com desafios a superar

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 26/08/2011

Aos quatro anos do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, comemorados nesta quinta-feira (25), Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, destacou a importância das 310 UCs - Unidades de Conservação federais para a viabilização da economia verde, que representam 8,5% do território nacional. 

O desafio, na avaliação dela, é o de promover a inclusão social e a geração de renda às comunidades tradicionais, que vivem nas UCs de uso sustentável, como também a implementação dos planos de manejo e regularizações fundiárias. Ela destacou a necessidade de incentivo à adoção dos serviços florestais e de intensificação da fiscalização. 

Durante a solenidade, Rômulo Mello, presidente do ICMBio assinou Instrução Normativa que regulamenta a captação e o uso de imagens de UCs. Também houve o lançamento da Encea - Estratégia Nacional em Comunicação e Educação Ambiental, que orienta a gestão compartilhada e participativa, além de diretrizes para políticas públicas e programas de educação ambiental em UCs federais, estaduais e municipais.
 
Como pano de fundo, foram expostos painéis fotográficos de 23 parques nacionais feitos pelos fotógrafos Alessandro Max, Alex Uchôa, Flávio Varricchio, João Paulo Barbosa, Márcio Cabral, Marcos Amend, Ney Oliveira, Olivier Boëls, Renato Seerig e Rubens Matsushita, além dos analistas ambientais Leonardo Milano, do Cepta, e Nelson Yoneda, da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação. 

*ICMBio

comments powered by Disqus