Notícias
mar aberto

Iceberg seis vezes o tamanho de Manhattan está à solta

Vanessa Barbosa - Exame.com - 25/04/2014

[img1]

[box-leia]Um iceberg gigantesco, cerca de seis vezes o tamanho de Manhattan, nos EUA, se separou de uma geleira da Antártica e segue flutuando em direção ao mar aberto. O iceberg é chamado B-31 e possui perto de 660 quilômetros quadrados. Sua espessura máxima é estimada em 487 metros.

Em novembro de 2013, ele se separou da geleira de Pine Island e, desde então, pesquisadores acompanham sua "fuga" via satélite. Por suas dimensões, o B-31 pode se tornar uma ameaça caso entre em rotas de navegação no oceano. Os cientistas estão especialmente interessados neste iceberg, não apenas pelo seu tamanho, mas pela sua origem.

O glaciar de Pine Island foi cuidadosamente estudado ao longo das últimas duas décadas e pode ser um importante contribuinte para a elevação do nível do mar, disseram cientistas à Reuters.

O vídeo abaixo, feito pela NASA, mostra o deslocamento do B-31 entre novembro de 2013 e março de 2014. Em breve, com a chegada do inverno, que mergulha o Polo Sul na escuridão, vai ser mais difícil de rastreá-lo visualmente. 

Tags: