Notícias
prêmio

'A Humanidade contra as Cordas' entre os vencedores do Jabuti

- - 23/11/2015

[img1] O livro A humanidade contra as cordas: a luta da sociedade global pela sustentabilidade, de Eduardo Felipe Matias, lançado em parceria com o Planeta Sustentável, é um dos vencedores do Prêmio Jabuti de 2015. A obra ficou em 2º lugar na categoria Economia e Negócios - os três primeiros colocados ganham o troféu do Jabuti.

Criado em 1958, o Jabuti é um dos mais tradicionais prêmios literários do Brasil e, neste ano, contou com 2.573 obras inscritas. O autor já havia vencido o Prêmio na edição de 2006 com o título A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global.

A humanidade contra as cordas trata de questões mais do que nunca em evidência neste momento em que o Brasil tenta entender as causas e lidar com os efeitos do desastre ambiental em Mariana e em que a comunidade internacional se prepara para celebrar um novo acordo global contra as mudanças climáticas na COP-21, em Paris.

O livro analisa o desafio socioambiental sob a ótica da crise financeira, mostrando que se originam da mesma mentalidade predatória e dos mesmos incentivos perversos. Ao relacionar a sustentabilidade à globalização, o autor disseca a natureza e a governança corporativa das empresas, explicando como estas podem ser pressionadas e persuadidas a se tornarem, elas mesmas, agentes transformadores. Avalia também o papel do Estado e sua responsabilidade em criar, inclusive por meio de instrumentos internacionais, estímulos capazes de reverter o quadro atual e promover a economia verde, e analisa os diversos mecanismos - com o uso das redes sociais, a tributação das emissões de carbono e o estímulo a inovação tecnológica - que podem contribuir para uma governança global mais efetiva.

Resenhas, artigos e entrevistas sobre o livro estão disponíveis no blog especial no Planeta.

comments powered by Disqus