Notícias
mobilidade

Hovertrax quer revolucionar o transporte urbano

Saulo Pereira Guimarães - Exame.com - 27/05/2013

[img1]

[box-leia]Uma pequena tábua com duas rodas nas bordas e um encaixe para os pés. A descrição poderia ser de um skate ou até mesmo de um Segway, mas não é. Trata-se do Hovertrax, o mais novo meio de transporte criado pela empresa americana Inventist.

A firma promete que o produto será "o futuro do transporte para o mundo". No site Kickstarter, uma campanha para arrecadar fundos para o projeto já obteve mais de 50 mil dólares. A meta inicial era conseguir 40 mil dólares para a iniciar a produção do Hovertrax, que deve ser lançado em janeiro de 2014.

No site de crowdfunding, quem contribui com 700 dólares para o projeto vai receber, depois, um Hovertrax. O preço de venda, depois de lançado o produto, deve ser um pouco mais alto que esse.

Basicamente, o novo meio de transporte funciona com a força de motores elétricos localizados perto das rodas. A bateria garante autonomia de uma hora de uso. Segundo a Inventist, o veículo alcança velocidades de até 10 km/h. O Hovertrax pesa cerca de 4 kg.

A empresa garante que não é preciso de aulas para se andar de Hovertrax. Ele é guiado a partir do movimento dos pés. Inclinando-os para a frente, o Hovertrax segue adiante. Já se forem inclinados para trás, o veículo anda de marcha à ré.

Com os pés inclinados em direções opostas, a invenção é capaz de girar em torno de si mesma. Da mesma forma que o Segway, o veículo conta com um controle eletrônico que facilita o equilíbrio.

"Você pode passear de Hovertrax no parque, no shopping com amigos, usá-lo para ir à escola, ao restaurante, aeroporto, hotel ou mesmo na sua vizinhança", garante a Inventist.

Assista aqui a vídeo com demonstração de uso do Hovertrax: