Notícias
selo ouro

Windsor Atlantica é o primeiro hotel brasileiro a receber selo Travelife de sustentabilidade

Caio Neumann - Planeta Sustentável - 01/11/2012

Pela primeira vez, no Brasil, um hotel recebe o selo ouro na certificação do Travelife - Sustainability in Tourism, que identifica práticas sustentáveis na indústria do turismo.

O que rendeu o reconhecimento ao Hotel Windsor Atlantica, localizado no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi a adoção de medidas pontuais como estas:
- implantação de sistema de captação e tratamento de água da chuva, utilizada para irrigação e lavagem das áreas comuns, como piscinas e escadas;
- utilização de lâmpadas de LED - que gastam menos energia que as convencionais - equipadas com sensores de presença;
- sistema que utiliza menos água, com mais pressão, em chuveiros e descargas; e
- ar condicionado que desliga automaticamente ao se abrir qualquer janela.

Além disso, o hotel implantou sistema de coleta seletiva que encaminha resíduos sólidos para cooperativas de reciclagem.

O Sistema Travelife de Sustentabilidade orienta os hotéis interessados na certificação para que atinjam as 99 metas socioambientais exigidas. Pelo mundo, já reúne cerca de 17 mil registros. Este ano, mais de 500 hotéis receberam essa certificação, mas somente 300 estabelecimentos podem exibir o selo ouro, entre eles o Windsor Atlantica.

Para Nikki White, diretora de Destinos e Sustentabilidade da ABTA - The Travel Association, empresa do Reino Unido que gerencia o Travelife, "o Hotel Windsor Atlantica, localizado no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade, atendendo aos rigorosos critérios ambientes e sociais do sistema".

comments powered by Disqus