Notícias
Divulgação/Palácio de Sal
alternativa sustentável

Hotel da Bolívia é construído com blocos de sal

Vanessa Daraya - INFO Online - 02/07/2012

A Bolívia tem um hotel totalmente feito de sal. O objetivo é substituir a matéria-prima tradicional das construções por uma alternativa sustentável.

O Palácio de Sal tem as paredes e até mesmo as mobílias do local feitas a partir de blocos de sal. O hotel fica em Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo, o que tornou a região um grande ponto turístico.

A ideia de erguer o hotel com sal surgiu porque havia falta de materiais nas proximidades da construção. Então, ao invés de importar concreto, os arquitetos e engenheiros resolveram usar o recurso natural mais abundante e barato na região.

O hotel foi instalado em 2007. Para fazer as paredes, tetos, pisos, além das mobílias, a construção exigiu mais de um milhão de blocos de sal. Cada um deles tem 35 centímetros.

Apesar de ser edificado com sal, o hotel tem uma estrutura tradicional. Ele conta com grandes salas, bar, restaurante, SPA, 16 suítes, entre outros ambientes.

O Palácio de Sal divulga que a sensação interna mais comum aos hóspedes é parecida com a de estar em um iglu. Apesar de ser bastante alternativo, o hotel investe em conforto. O spa, por exemplo, é equipado com saunas seca e a vapor, com piscina de água salgada e banheiras de hidromassagem. Além disso, há um campo de golfe, com nove buracos e superfície também feitos de sal.

O Palácio de Sal possui sistemas de saneamento adaptados com as legislações locais. Assim, o hotel também evita problemas relacionados à gestão de resíduos.

comments powered by Disqus