Notícias
antiga fábrica

Horta urbana coletiva renova área industrial na China

Vanessa Barbosa - Exame.com - 25/02/2014

[img1]

[box-leia]Em Shenzen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, cresce uma horta urbana que, ao seu tempo, proporciona à comunidade local alimentos os mais variados, de frutas à leguminosas e tubérculos. Tudo de graça.

A horta comunitária ocupa uma área de dois mil metros quadrados de um espaço abandonado de uma antiga fábrica de vidro. O projeto recebeu o nome de Value Farm, porque busca o "valor de cultivar a terra em esforço coletivo", diz a página do projeto no Facebook.

Em funcionamento há três meses, a iniciativa cria um oásis verde em plena área industrial e reconecta os moradores da cidade com o meio ambiente e a experiência terapêutica do cultivo, além de melhorar o microclima local.

Preocupados com o uso consciente de recursos, os arquitetos responsáveis pelo projeto preservaram as características originais da fábrica, como as paredes antigas e tijolos, que foram reaproveitados para formar quadrantes específicos para cada tipo de cultivo.

Uma lagoa artificial funicona com uma fonte que coleta água natural do subterrâneo e, através de um sistema de aspersão integrado, garante a quantidade necessária de água para a plantação.

Para aproveitar ainda mais seu potencial, o espaço sedia eventos culturais e programas de educação ambiental. A expectativa é que a horta se torne um modelo para iniciativas semelhantes em toda a China.

Tags: