Notícias
Divulgação
lançamento

Guia orientará cidades para Política de Resíduos Sólidos

Marina Franco - Planeta Sustentável - 02/12/2011

A ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e o Selur - Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana lançarão, na segunda-feira, 05/12, o Guia de Orientação para Adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de auxiliar as prefeituras a se adequar à lei instituída há um ano.

Desenvolvido pela consultoria PwC - PricewaterhouseCoopers, o guia tem 136 páginas de orientação para os 5.564 municípios do país atender às exigências da lei que institui, entre outras coisas, o princípio da logística reversa dos resíduos sólidos produzidos no país.

Uma das sugestões da publicação é que as cidades façam um inventário de todos seus resíduos sólidos. O guia também aborda aspectos operacionais, tecnológicos, financeiros, organizacionais e legais da norma de maneira didática. Ainda há comparações com os sistemas de Barcelona, na Espanha, e Bogotá, na Colômbia.

O evento de lançamento, aberto ao público, será realizado em São Paulo e contará com a presença do secretário-adjunto do Meio Ambiente do Estado, Rubens Rizek e de gestores de várias prefeituras do Estado, além de deputados e representantes do Ministério Público.

A ABLP e o Selur abrirão um espaço em seus sites para que os gestores municipais esclareçam dúvidas sobre o conteúdo do guia.

*ABLP 
*Selur 

Lançamento Guia de orientação para adequação à PNRS
Data e Horário:
05/12, 15h às 18h 
Local: Instituto de Engenharia de São Paulo - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120. São Paulo/SP

comments powered by Disqus