Notícias
responsabilidade de todos

Guia orienta empresas sobre gestão do lixo urbano

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 13/07/2013

[img1]

[box-leia]Em 2012, as cidades brasileiras deram destino inadequado a quase 24 milhões de toneladas de resíduos sólidos, o que equivale a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo. 

A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e aponta que, a pouco mais de um ano para o fim do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que os municípios deem destinação adequada aos seus resíduos, ainda há muito a ser feito. 

A responsabilidade do serviço de coleta seletiva é do poder público, mas o setor privado também pode ajudar a melhorar a gestão do lixo nas cidades do país. Como? É o que revela a publicação Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Próspera

Idealizado pelo programa CATA AÇÃO e pelo Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Instituto Ethos, que reúne empresas de todo o país, o guia foi desenvolvido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da USP, sob a coordenação do sociólogo Ricardo Abramovay, autor do livro Muito Além da Economia Verde, publicado pelo selo Planeta Sustentável

A publicação Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Próspera será lançada na Conferência Ethos 2013, em 03/09, durante o painel Os desafios para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O debate, que acontece das 18h às 20h, contará com a presença de Abramovay e outros dois especialistas: 
- Silvano Silvério, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, e
- Roberto Laureano da Rocha, coordenador da Secretaria Nacional do Movimento
dos Catadores. 

Os interessados em acompanhar o lançamento do guia e o debate sobre a PNRS podem se inscrever no site da Conferência Ethos 2013. 

LANÇAMENTO DO GUIA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA UMA
SOCIEDADE PRÓSPERA
Data: 03/09
Horário: 18h às 20h
Local: Conferência Ethos
Endereço: Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros - São Paulo/SP

comments powered by Disqus