Notícias
saneamento

Guarulhos lança seu plano de resíduos sólidos

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 02/08/2011

A Prefeitura do município de Guarulhos, na Grande São Paulo, lançou hoje (2), o Plano de Resíduos Sólidos, que é uma iniciativa que deve ocorrer em todos os municípios brasileiros, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída há exatamente um ano. 

Segundo o governo local, o processo teve a participação da sociedade, para se chegar ao teor final das diretrizes. Entre os princípios estabelecidos, estão o compromisso com a limpeza da cidade; a reutilização e reciclagem; a legislação do setor e com a geração de trabalho e renda, além do respeito e atendimento eficiente aos moradores; valorização dos resíduos secos e orgânicos, da reutilização dos resíduos da construção civil e aumento da vida útil do aterro sanitário. 

O segundo maior município do estado também tenta reverter o status “desconfortável” de não tratar 100% de seu esgoto. Em setembro passado, inaugurou a primeira Estação de Tratamento, com o nome São João. Segundo o SAEE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a capacidade da unidade é para tratar 15% dos dois mil litros de esgoto que são captados por segundo na cidade; e até 2012, a meta é atingir 70% do esgoto tratado. As obras têm recursos dos cofres públicos e do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. 

As ações se devem a aditamento firmado entre o Ministério Público, a Prefeitura e o SAAE, em abril de 2009, que antecipa para 2017, o tratamento de 80% do esgoto gerado no município.
 
*Política Nacional de Resíduos Sólidos 

Leia também:
Resíduos sólidos: regulamentação começa a sair do papel
Política Nacional de Resíduos Sólidos é regulamentada

comments powered by Disqus