Notícias
construção sustentável

Greenbuilding: certificação LEED deve ser ampliada

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 29/08/2011

Atualizado às 12h46
A tônica desta manhã, no primeiro dia da segunda edição do Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo 2011*, em São Paulo, é a expectativa de ampliação da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design no país, que tornou-se uma referência de implementação de construção sustentável mundial, especialmente por causa da Copa 2014 e das Olimpíadas, em 2016. 

Segundo Marcos Casado, gerente técnico do GBC - Green Building Council Brasil*, o país hoje figura em 4º lugar no ranking mundial em pedidos de registro de selos. Está atrás respectivamente dos EUA (1ª), Emirados Árabes e China. Até agosto, foram certificados 35 edifícios no Brasil e há 330 em processo de certificação.

Maria Clara Coracini, diretora-executiva da GBC, afirmou que é importante destacar os avanços que já ocorrem nacionalmente entorno do conceito de construções sustentáveis, o que fez com que os comitês organizadores dos eventos priorizassem a qualidade das edificações a serem construídas em função dos mesmos. "Neste sentido, o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social criou também o Programa ProCopa Turismo". A iniciativa, com orçamento de R$ 1 bilhão, lançada em fevereiro deste ano, deverá financiar reformas e construções de hotéis e pousadas para ampliar a capacidade e a qualidade da hospedagem para receber os turistas para a Copa de 2014. Nos critérios estabelecidos, estão projetos que atendam quesitos de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental. 

Ela citou que a mudança de paradigma ocorre na gestão pública, com a adoção da instrução normativa nº 1* de janeiro de 2010, do Ministério do Planejamento, que prioriza os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal, além do Senado Verde*, que mantém o Siges - Sistema de Gestão para Edifícios Sustentáveis. 

"Ainda há ações já desenvolvidas no Programa Minha Casa, Minha Vida e adoção do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano Verde em alguns municípios, como Guarulhos, São Carlos e São Vicente". 

Na área de financiamento, ela mencionou o exemplo do Selo Azul*, da Caixa Econômica Federal e no quesito de eficiência energética, o Procel Edifica - Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações*, da Eletrobras/Procel.

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos* é mais uma ferramenta de pressão, segundo Maria. 

MAIS INICIATIVAS DO SETOR
Uma das iniciativas recentes do setor da construção, neste mês, foi o lançamento do documento Construção Sustentável, pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção*, no último dia 11, que foi entregue à presidenta Dilma Rousseff. Ao mesmo tempo a CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável*, que integra o grupo, reforçou a necessidade de ousadia na inovação, no 4ª Simpósio Brasileiro coordenado pela instituição, em 4 e 5 de agosto. 

Os eixos principais da proposta são:
- Otimização racional da água;
- Desenvolvimento humano;
- Maximização de eficiência energética;
- Materiais e sistemas sustentáveis;
- Sustentabilidade em meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano;
- Adaptação do ambiente construído e redução de fases de efeito estufa na cadeia produtiva;
- Diminuição de consumo de recursos naturais para evitar a geração de resíduos.
As diretrizes programadas pelo setor sugerem uma série de ações, desde o estímulo à contratação de projetos de obras que contemplem as melhores soluções para o menor nível de consumo de água e elaboração de manual de boas práticas a uso de etiquetagem como forma de avaliar a eficiência energética na fase de projeto e de entrega das edificações.

Para os empresários, hoje é necessário ampliar as parcerias público-privadas para implementação das áreas de manejo de resíduos e o estabelecimento da logística reversa, por parte dos fornecedores; iniciativa prevista nos acordos setoriais da PNRS. 

Leia também:
Construção Sustentável
Desafios da sustentabilidade na construção
GBC Brasil busca selo verde adaptado à realidade nacional 

*Greenbuilding Brasil
*GBC Brasil 
*Normativa nº 1 
*Senado Verde
*Política Nacional de Resíduos Sólidos 
*Programa ProCopa Turismo
*Procel Edifica
*Selo Azul 
*CBIC
*CBCS 

comments powered by Disqus