Notícias
territórios indígenas

Governo federal promete estabelecer novas regras para criação de territórios indígenas

Saulo Pereira Guimarães - Exame.com - 10/06/2013

[img1]

[box-leia]Até o fim do mês, o governo federal promete estabelecer novas regras para criação de territórios indígenas. Atualmente, a função é atribuição exclusiva da Funai - que toma a decisão a partir de laudos feitos por antropólogos. Com a mudança, informações cedidas por outros órgãos, como a Embrapa, passariam a influenciar na delimitação das áreas. A julgar pela ocupação de fazendas no Mato Grosso do Sul, os índios não gostaram muito da novidade.

Existem hoje cerca de 700 terras indígenas no Brasil. Com exceção do Distrito Federal, Piauí e Rio Grande do Norte, todos os estados têm áreas reservadas para índios.

Veja na galeria 'Os estados com as maiores áreas de territórios indígenas' o ranking dos estados em função da área ocupada por territórios indígenas em cada um (dados da Funai de 2011) - além de informações como a quantidade de territórios (dados do Instituto Socioambiental de 2013) e números relativos a população nesses espaços (dados do Censo 2010) nas 27 unidades da federação.

Leia também