Notícias
inovação

Google distribuirá R$ 4 milhões em competição entre ONGs do Brasil

Rafael Kato - Info.com - 18/02/2014

[img1]

[box-leia]O Google lançou na semana passada o Desafio de Impacto Social, uma competição de inovação voltada para organizações não-governamentais e entidades sem fins lucrativos. As instituições interessadas precisam escrever projetos que utilizam alguma forma de tecnologia para resolver questões sociais. Serão quatro vencedores, que receberão um milhão de reais cada.

"A gente pretende mostrar o poder da criatividade das ONGs nacionais e o poder que a tecnologia tem em resolver problemas. Problemas não necessariamente ligados com tecnologia do Google. Tecnologia num conceito mais amplo, para que a gente melhore áreas como saúde, educação, saneamento, segurança", afirmou Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil.

As inscrições começam hoje e seguem até o dia 12 março no site. Após esse período, funcionários do Google irão avaliar os projetos seguindo critérios como inovação, viabilidade e histórico da ONG candidata. Em 29 de abril serão anunciados os 10 finalistas, cujos projetos estarão disponíveis para votação popular no site da competição. A final acontecerá no dia 8 de maio, quando uma banca de juízes escolherá três ganhadores. O outro ganhador virá por meio da votação online.

O painel de juízes é formado pela diretora do Google.org Jacqueline Fuller, Luciano Huck, o presidente do grupo têxtil Coteminas Josué Gomes, MV Bill e Viviane Senna. Esta estava presente no lançamento oficial e comentou sobre o desafio: "Eu entendo o esforço do Google como uma iniciativa nova no Brasil. É uma iniciativa de se sentir corresponsável pelo destino do país. O segundo ponto é essa corresponsabilidade ser exercida dentro do seu DNA. Você ter uma empresa de tecnologia como o Google indo pintar creches ou algo desse tipo é um desperdício. A melhor forma de uma empresa ajudar o país é colocar o seu DNA, a sua melhor competência a serviço do país."

O Brasil é o terceiro lugar do mundo a receber o Desafio de Impacto Social. Reino Unido e Índia já realizaram a competição. "A gente está muito feliz de ter trazido esta iniciativa ao Brasil, pois ela é uma combinação de vários elementos. Combina o terceiro setor, a criatividade do brasileiro e tem também a capacidade de empreender usando a tecnologia do bem", disse Coelho. Segundo ele, o objetivo do Google Brasil é bater os números do Google na Índia, que teve mais de mil projetos inscritos e mais de um milhão de votos populares.

Tags: