Notícias
tecnologia

Google cria ferramenta para monitorar surtos de dengue

Kátia Arima - National Geographic - 01/06/2011

O Google criou o Dengue Trends, uma ferramenta experimental que alerta para os surtos de dengue na Bolívia, no Brasil, na Índia, na Indonésia e em Cingapura.

Para identificar os surtos, o serviço monitora quase em tempo real a incidência de buscas relativas aos sintomas da dengue, além de analisar os dados provenientes dos ministério de saúde do país em questão ou da Organização Mundial de Saúde. Febre, dor nas juntas e enxaqueca são sintomas da doença.

O sistema indica se a tendência é mínima, baixa, moderada, alta ou intensa. No Brasil, por exemplo, o Dengue Trends aponta que no domingo (29) o nível era "moderado".

O software foi criado com a ajuda do professor epidemiologista John Borwnstei, do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos. Ele é um dos criadores do HealthMap, sistema inteligente de monitoramento de doenças infecciosas.

Como não há vacina para a dengue, o sistema pode ajudar os governos reagirem com mais rapidez à disseminação da doença, comentou o engenheiro de software Vikran Sahai, no blog oficial do Google. Para evitar os surtos da doença, o governo pode recomendar o uso de repelentes e combater o acúmulo de água, usada para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A ferramenta Dengue Trends faz parte do Google Correlate, um serviço que relaciona análise de buscas no site com dados coletados em pesquisas realizadas por governos e organizações.

comments powered by Disqus