Notícias
transporte gratuito

Goiás adota passe livre para estudantes em 20 cidades

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 27/06/2013

[img1]

[box-leia]Em resposta às manifestações dos últimos dias, que tiveram como um dos principais focos o preço do transporte público, o governo de Goiás anunciou a implantação do passe livre estudantil em 20 municípios da Região Metropolitana de Goiânica (RMG). Com isso, o estado se torna o primeiro do Brasil a adotar o transporte gratuito para estudantes

O decreto que institui a medida foi encaminhado pelo governo nesta quarta-feira (26) para publicação e começa a valer no primeiro dia letivo de agosto, quando retornam as aulas no estado. A nova lei prevê que os estudantes recebam subsídio financeiro de 50% do valor da passagem. Como na RMG os estudantes já tinham direito a 50% de desconto, a passagem de ônibus - único meio de transporte público da região, onde vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas - passou a ser de graça. 

A administração do passe livre estudantil será de responsabilidade da Superintendência Estadual da Juventude. Os estudantes interessados em adquirir o benefício já podem se cadastrar pela internet. Apenas pessoas que moram em Goiás e estejam matriculadas em instituições regulares de ensino médio, fundamental, técnico ou superior serão aceitas no programa. Além disso, há outras restrições, como ter renda mensal de até três salários mínimos e não ter histórico de reprovação por nota ou frequência em mais de uma disciplina por período. 

Após participar da reunião comandada pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, nesta segunda-feira (24), ao lado de outros governadores e prefeitos, o governador de Goiás, Marconi Perillo, anunciou ainda que o estado está muito próximo de licitar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Goiânica (leia também: Como o VLT pode aliviar o transporte no Brasil).

comments powered by Disqus