Notícias
acesso ao vocabulário

Glossários sobre energia e segurança nuclear

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 31/03/2011

Com o acidente nuclear em Fukushima, no Japão, as atenções do mundo se voltam para um campo da física de difícil compreensão para a maioria das pessoas. Para facilitar o entendimento desse universo de átomos a implicações da radioatividade, a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, ligada ao MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia* mantém a página "Glossário dos Termos Usados na Energia Nuclear"*, na internet e lançou, neste ano, outro sobre "Segurança Nuclear"*.

Vale lembrar que esses termos se aplicam também a uma realidade brasileira, como a do Complexo Nuclear de Angra dos Reis, no RJ, cujos planos de contingências a acidentes passam atualmente por revisão e discussão com a sociedade. Ao mesmo tempo, têm relação com o programa nuclear nacional, que prevê, pelo menos, a construção de mais quatro usinas no país até 2030.

Nos glossários, é possível encontrar expressões curiosas, como ‘irradiação de alimentos’. Apesar do nome assustador, nós observamos que é um processo cada vez mais usado em todo o mundo para melhorar a qualidade de frutas frescas, grãos e vegetais. Com isso, se previne o brotamento, retarda a maturação e aumenta o tempo de conservação dos alimentos, ao submetê-los a pequenas doses de radiação, por um tempo determinado.

Ao mesmo tempo, no meio dos jargões utilizados no setor, descobrimos que existe a "Escala Ines" (International Nuclear Event Scale), que é projetada para comunicar prontamente ao público, em termos consistentes, a gravidade de eventos que ocorrem em instalações nucleares ou radiativas. Isso quer dizer, um direito da população. 

Pesquisar o vocabulário também é uma boa maneira de sugerir às autoridades a ampliação do acesso a informações mais fáceis para o entendimento de toda a sociedade.

*Cnen
*Glossário dos Termos Usados na Energia Nuclear
*Glossário de Segurança Nuclear

Leia também:
Lições de Fukushima em conferência internacional 
Greenpeace defende paralisação do programa nuclear
Segurança nas usinas nucleares é tema de debate no Rio 
Japão: radiação está 3.3 mil vezes acima do limite 
Audiência pública tratará do Complexo de Angra
Estudo propõe PCH para garantir energia às Angras 1 e 2
Energia nuclear divide especialistas
Segurança nuclear é ilusória, diz José Goldemberg

comments powered by Disqus