Notícias
internet verde

As gigantes da TI que mais usam energia limpa

Vanessa Barbosa - Exame.com - 18/05/2015

[img1][box-leia]Pense na quantidade de fotos, vídeos e outros arquivos digitais que você baixa, envia e sobe diariamente na Internet. É de perder a conta, provavelmente. Agora, você já se perguntou de onde vem a energia que alimenta esses ambientes virtuais que acumulam seus dados e os de milhares de pessoas de todo o mundo?

Uma pesquisa recente da ONG Greenpeace mostra que os servidores mantidos pelas gigantes da TI são cada vez mais supridos por fontes renováveis. O que é uma ótima notícia.

De acordo com o relatório “Clicando limpo: um guia para a construção da internet verde”, se fosse um país, a Internet seria o sexto maior consumidor de eletricidade do Planeta. Melhor, então, que a energia para abastecer isso tudo venha de fontes alternativas aos combustíveis fósseis.

A Apple lidera os esforços para construir uma Internet que seja alimentada por energia renovável. Atualmente, 100% da energia usada pelos servidores da empresa vem de fontes renováveis, como usinas solares e parques eólicos. A maçã é seguida pela pioneira da web Yahoo, com 73%, e do Facebook, que já supre metade de sua demanda a partir de fontes renováveis.

Por trás da investida, está a busca pela redução da pegada de carbono e também por segurança energética no longo prazo, em face de um mercado cada vez mais instável.

A ONG também destaca que o uso de energia para a infraestrutura digital continua a aumentar rapidamente, em grande parte impulsionado pelo crescimento dos serviços de streaming de vídeo, como o YouTube, Netflix e o Hulu.

Estima-se que tais serviços respondam, atualmente, por mais de 60% do tráfego da internet dos consumidores, e deve crescer para 76% em 2018.

O relatório destaca, ainda, a imensa capacidade e poder que as empresas de tecnologia têm para conduzir a revolução energética investindo em fontes renováveis e influenciando mudanças políticas e de mercado que promovam essa transformação.

Acesse a galeria de imagens da Exame.com para ver o desempenho de cada empresa no consumo de energia e a avaliação sobre suas políticas e compromissos voltados à promoção de fontes verdes.

comments powered by Disqus
Tags: