Notícias
renováveis

Geração de energia eólica deve crescer sete vezes até 2014

Vinicius Konchinski - Agência Brasil - 23/08/2011

A geração de energia elétrica por usinas eólicas deve aumentar sete vezes no país até 2014, disse ontem (22) o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim.

De acordo com ele, nos próximos três anos, a capacidade de geração de energia eólica passará dos atuais 1 gigawatt (GW) para 7 GW.

Tolmasquim participou hoje, em São Paulo, de um debate sobre o setor elétrico e as hidrelétricas brasileiras. Ele destacou a importância dos investimentos em usinas elétricas movidas a vento, principalmente no Nordeste.

Segundo o presidente da EPE, a crise econômica na Europa acabou incentivando que empresas estrangeiras se instalassem no país para aproveitar o seu crescimento.

"A crise na Europa paralisou o projetos por lá", assinalou Tolmasquim. "Na China, só entram empresas que produzem equipamentos na China. As empresas estrangeiras se focaram no Brasil."

Segundo Tolmasquim, quatro companhias fabricam usinas eólicas no Brasil atualmente. Ele disse também que outras quatro empresas já anunciaram que vão se instalar no país.

comments powered by Disqus