Notícias
gestão escolar

Fundação Victor Civita - pesquisa sobre direção escolar

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 02/03/2011

A pesquisa Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares é uma das mais recentes pesquisas realizadas pela FVC - Fundação Victor Civita. O estudo promovido em conjunto com a professora doutora Heloisa Lück se concentrou no mapeamento das diferentes maneiras de gestão das redes em suas escolas. O período de apuração foi entre maio e novembro de 2010. O trabalho revelou, que entre os critérios para a escolha dos gestores escolares, o principal são as eleições. A metodologia, entretanto, não tem levado as escolas a um processo democrático e participativo, que é manter todos mobilizados em torno da aprendizagem dos alunos. 

Outras maneiras utilizadas para a nomeação de diretores são a indicação por instâncias locais, como também a certificação, que é utilizada em conjunto com os dois primeiros métodos, além do concurso público, que acontece somente no estado de São Paulo. 

Mais uma constatação é que 20% das Secretarias Estaduais não têm unidade responsável por políticas de seleção de diretores. 

Os resultados são considerados preocupantes, na análise da FVC, ao não se levar em conta competências como conhecimentos teóricos e pedagógicos e capacidade de liderança e articulação. A falta de interesse dos profissionais na candidatura a cargos diretivos, por sua vez, é oriunda principalmente do fato de a responsabilidade ser muito grande e do salário ser inadequado. 

A pesquisa foi realizada em duas etapas; uma, por meio de questionários encaminhados a Secretarias de Educação dos estados e capitais. Na segunda fase, a pesquisadora realizou 14 grupos focais, que reuniram 107 diretores e três vice-diretores, com o objetivo de identificar a percepção dos próprios gestores sobre o processo de acesso à gestão. 

A iniciativa teve o apoio do Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação e parceria do Itaú BBA, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social e da Fundação SM. 

Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares

comments powered by Disqus