Notícias
Divulgação Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná, considerada Patrimônio Natural da Humanidade
reservas naturais

Fundação Grupo Boticário divulga planos de manejo de suas RPPNs

Marina Franco - Planeta Sustentável - 17/04/2012

Os planos de manejo das duas RPPNs - Reservas Particulares do Patrimônio Natural administradas pela Fundação Grupo Boticário* - a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica, e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado - foram divulgados para servir como orientação ao público.

O documento é uma exigência legal a todas as unidades de conservação e deve indicar a forma como a área deve ser protegida e usada. Para isso, é necessário um estudo sobre a população de espécies do local e de sua dinâmica, além de um acompanhamento do extrativismo que é feito na área.

No caso das RPPNs da Fundação, é usada a ferramenta de manejo adaptativo, que acompanha com frequência o comportamento das espécies e avalia a maneira e a quantidade de plantas e animais que podem ser extraídos da reserva. O método permite que a gestão se adeque aos resultados dessas análises periódicas, aumentando, diminuindo ou mantendo o extrativismo.

Para elaborar os planos de manejo, a Fundação teve contribuição da especialista Lou Ann Dietz, da Universidade de Maryland (EUA), que ofereceu oficinas para representantes da Fundação e de outras instituições que atuam nas regiões das reservas. Também foi usado o software Miradi, específico para desenhar o plano e que foi cedido pela ONG The Nature Conservancy.

De acordo com a Fundação Grupo Boticário, trata-se de um sistema pouco utilizado no Brasil, mas reconhecido por ONGs e pesquisadores que focam em alvos de conservação da biodiversidade. Os planos de manejo da Fundação Grupo Boticário ainda definem os objetivos de cada reserva e sua visão de futuro.

A Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná, foi criada em 1994 e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Seu plano de manejo foi revisto e atualizado em 2011 e aprovado pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em março deste ano. Já a Reserva Natural Serra do Tombador, que é localizada em Cavalcante/GO e contribui para a proteção do entorno do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, foi criada em 2007 e teve seu primeiro plano de manejo aprovado em dezembro de 2011.

Os documentos estão disponíveis no site da Fundação Grupo Boticário, que também financia a elaboração e a implementação de planos de manejo para RPPNs de todo o território brasileiro através de seus editais de apoio

*Fundação Grupo Boticário

comments powered by Disqus