Notícias
biogás

Foz do Iguaçu terá centro de energias renováveis

Marina Franco - Planeta Sustentável - 24/01/2012

Será apresentado amanhã, no PTI - Parque Tecnológico Itaipu, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Centro Internacional de Energias Renováveis - com Ênfase em Biogás, núcleo de tecnologia que integrará uma rede de sete centros internacionais da Onudi - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial*. 

Outros estão localizados na China, Itália, Turquia, Índia e no Cabo Verde e atuam no desenvolvimento de setores específicos de renováveis, como solar, hidroeletricidade e hidrogênio. Trata-se do primeiro centro do gênero na América Latina e do primeiro do mundo com ênfase em biogás.

A apresentação, com detalhamento técnico, será feita por Cícero Bley Júnior, superintendente da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, e terá participação de:
- Dmitri Piskounov, diretor ténico da Onudi;
- Jorge Samek, diretor-geral brasileiro de Itaipu, que falará sobre a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, e
- Juan Carlos Sotuyo, diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Foram convidadas para o evento de apresentação 16 instituições de pesquisa, do Brasil e do exterior, que poderão fazer parte do conselho de administração do centro. Representantes de empresas do setor também estarão presente.

À tarde, parte do grupo visitará a zona rural da cidade Marechal Cândido Rondon para conhecer a experiência de produção de biogás. Quinta-feira, dia 26, o documento sobre o projeto será concluído para apresentação na Rio+20, em junho.

Para a criação do núcleo, que deverá captar recursos e organizar pesquisas na aera de biogás, ainda está previsto:
- assinatura de uma carta de intenção, até o dia 20 de fevereiro;
- aprovação do estatuto da entidade, sem fins lucrativos, até 17 de março, e
- formalização da nova instituição, até 21 de abril, com personalidade jurídica própria e registro em cartório.

*Onudi

comments powered by Disqus