Notícias
nova espécie

Descoberto fóssil de réptil marinho jurássico na Escócia

Bruna Mesquita - INFO Online - 13/01/2014

[img1][box-leia]Cientistas do Reino Unido identificaram uma nova espécie de réptil marinho que viveu há mais 170 milhões de anos na região da Ilha Skye, na Escócia. Segundo o estudo, a espécie pertence ao grupo dos ictiossauros, répteis marinhos extintos com aparência semelhante aos tubarões e golfinhos.

A equipe de paleontólogos da Universidade de Edimburgo estudou fragmentos de fósseis do crânio, dentes, vértebras e um osso do braço que foram desenterrados nos últimos 50 anos. O réptil de 4,2 metros caçava peixes em águas rasas ao redor da Escócia.

As amostras dos estudos foram encontradas pelo colecionador de fósseis amador Brian Shawcroos, que doou a descoberta para um museu. A nova espécie jurássica foi batizada como "Dearcmhara shawcrossi", em homenagem ao colecionador. "Dearcmhara" é uma palavra gaélica para lagarto marinho.

Além da espécie, os pesquisadores descobriram dentes da espécie de ictossauros, que viveram no período jurássico médio e foram extintos há 95 milhões de anos, no período cretáceo. A pesquisa é uma parceria entre a Universidade de Edimburgo e os Museus Nacionais da Escócia. A Ilha de Skye é um dos poucos lugares que se encontram fósseis do período jurássico médio.

comments powered by Disqus
Tags: