Notícias
recursos hídricos

Fórum Mundial da Água será realizado em março

Marina Franco - Planeta Sustentável - 07/02/2012 - atualizado em 29/02

Entre os dias 12 e 17 de março, estima-se que 20 mil pessoas de 140 países se reunirão em Marselha, na França, para a sexta edição do Fórum Mundial da Água*. O encontro é organizado pelo WWC - Conselho Mundial da Água* a cada três anos, perto da comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

A ideia do Fórum Mundial da Água é buscar soluções para os principais problemas relacionados a este recurso natural, além de chamar atenção da população mundial para seu uso racinal e sustentável. Neste ano, o tema do encontro será Tempo para Soluções com os objetivos de:
- estimular que o tema ganhe importância na agenda política de governos;
- aprofundar discussões e trocas de experiências sobre as soluções para os desafios atuais e
- formular propostas concretas para os problemas.

Participantes do continente americano decidiram, durante o processo preparatório para o Fórum, abordar seis temas:
- Água e Saneamento;
- Água e Adaptação às Mudanças Climáticas;
- Gestão Integrada de Recursos Hídricos;
- Água para Alimento;
- Água para Energia e
- Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.

Os países das Américas, inclusive o Brasil, formularão um documento regional para expressar a visão local com soluções efetivas para o alcance de metas destes temas prioritários. A participação brasileira será coordenada por um colegiado denominado Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, que agrega instituições e segmentos envolvidos com o tema. O colegiado é composto por 22 membros do Conselho Mundial da Água e 20 instituições convidadas. O Brasil é o quinto país em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial. 

O Brasil - que é candidato a sediar o Fórum Mundial da Água de 2018 -  também terá um espaço dentro do Fórum, o Pavilhão Brasil, com auditório, estandes, centro de mídia e o Espaço Rio+20, que apresentará boas práticas brasileiras em relação à água e chamará a atenção para a Conferencia da ONU em Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em junho no Rio de Janeiro. 

O país ainda sediará, em 2013, outro importante evento do setor: a Assembleia da Rede Internacional de Organismos e Bacias.

* Fórum Mundial da Água 
* WWC 

comments powered by Disqus