Notícias
mundo animal

Focas estupram pinguins em uma ilha da Antártida

Gabriel Garcia - INFO Online - 18/11/2014

[img1][box-leia]Focas estão forçando pinguins a copular em uma ilha da Antártida – e podem até matar as aves depois do ato sexual. Essa foi a conclusão de pesquisadores que estudaram os animais no local. Mais de uma foca foi flagrada copulando com um pinguim.

O comportamento sexual das focas não foi surpreendente para os cientistas que estudaram as cenas, que foram gravadas. Em 2006, uma foca foi vista copulando com um pinguim-rei na Ilha Marion, na Antártida, que abriga as duas espécies. Na época, os pesquisadores especularam que o ato sexual poderia ter sido causado pela frustração ou inexperiência da foca.

Mas, desta vez, o time de pesquisadores registrou, em três ocasiões diferentes, focas jovens tentando forçar a cópula em pinguins.

Todos os incidentes sexuais seguiam um padrão: a foca perseguia, capturava e montava no pinguim. Então, tentava copular algumas vezes, por meio da cloaca da ave. Em um dos casos, a foca matou e comeu o pinguim após o ato sexual.

Os cientistas agora especulam o que fez as focas se comportarem dessa maneira. As observações mostram que esse tipo de cópula forçada entre focas e pinguins pode ter se tornado algo comum na ilha.

"Focas possuem grande capacidade de aprendizado - sabemos disso pelos hábitos de caça que elas têm", disse Nico de Bruyn, da Universidade de Pretória, África do Sul.

As focas macho, após verem outros animais de sua espécie tentar forçar o sexo com outros pinguins, podem tentar repetir a mesma coisa. Isso pode explicar porque o número desse tipo de incidente parece ter crescido.

Mas os pesquisadores afirmam não conseguir perceber a motivação das focas para esse hábito. "Talvez seja frustração sexual, considerando os picos hormonais durante a temporada de reprodução das focas", afirma de Bruyn.

comments powered by Disqus
Tags: