Notícias
Jinho.Jung/Creative Commons
aquecimento global

Focas estão ameaçadas com degelo no Atlântico Norte

Marina Franco - Planeta Sustentável - 05/01/2012

O afinamento de gelo sobre o mar da região do Atlântico Norte, provocado pelo aumento da temperatura da Terra, ameaça a reprodução da população de focas-harpa (Pagophilus groenlandicus). O alerta foi publicado em estudo coordenado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, e divulgado hoje.

Entre as constatações que levaram os cientistas à conclusão de ameaça, destacam-se:
- em quatro regiões de reprodução das focas-harpa o gelo sazonal, que aparece apenas no inverno, diminuiu 6% desde 1976 e
- nos últimos anos, o desaparecimento de placas de gelos mais estáveis fez com que a taxa de mortalidade entre os filhotes aumentasse. A maior perda ocorreu no Atlântico Noroeste.

Um dos cientistas classificou a quantidade de mortes como "dramática" e afirmou que gerações inteiras podem morrer. De acordo com o estudo, as focas dependem dos gelos estáveis no inverno, porque os consideram lugares seguros para dar a luz e amamentar seus filhotes, até que tenham independência para nadar e caçar.

Para analisar os impactos sobre a população de focas-harpa, os pesquisadores compararam imagens de satélite feitas entre 1992 e 2010 do gelo no Golfo de St. Lawrence, no leste do Canadá, com relatórios que indicam a mortalidade de focas na região.

comments powered by Disqus