Notícias
cidadania

Festival de Direitos Humanos leva atividades e shows gratuitos para ruas de SP

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 05/12/2014

[img1][box-leia]O paulistano terá uma semana repleta de programações. Entre 08 e 14/12, acontecerá a segunda edição do Festival de Direitos Humanos - "Cidadania nas Ruas 2014". Em diversos pontos da capital paulista serão realizadas dezenas de atividades gratuitas - shows, passeios, performances, bate-papos e apresentação de filmes.

O evento marca a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10/12. Todas as atividades querem estimular o debate sobre diversidade, inclusão social, ocupação de espaços públicos e vivência da cidadania.

Confira abaixo os principais destaques da programação:

- Espaço Cidadania nas Ruas
Durante uma semana a Praça do Patriarca será transformada em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso. Várias atividades acontecerão no local, onde ficará localizada a central de informações do evento. Quem fizer uma visita recebe chá e pipoca de graça!
Data: 08/12, 10h e 09 a 13/12, 9h às 19h
Local: Praça do Patriarca, Centro

- Cadastro Único para Imigrantes
Imigrantes que vivem em São Paulo poderão ter acesso a programas sociais do município e governo federal. O cadastramento será realizado no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), espaço de acolhimento e atendimento com orientação jurídica, apoio psicológico, curso de português e oficinas para qualificação profissional.
Data: 8 a 12/12, 9h às 17h
Local: Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes
Endereço: Rua Japurá, 234, Bela Vista

- Inauguração do Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos
Projetado pelo arquiteto Ricardo Ohtake, a obra de seis metros de altura traz os nomes de todos os mortos e desaparecidos políticos do período da ditadura civil-miliar de que se tem conhecimento até o presente. Realizada no marco dos 50 anos do golpe de 64, a instalação ficará em um dos cartões postais da cidade, o Parque Ibirapuera.
Data: 8/12, 14h
Local: Parque Ibirapuera, em frente ao Portão 10
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

- Exibição de Curtas - Entretodos 2014
Filmes premiados no 7º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos - Entretodos serão durante o festival. Entre as produção estão Os irmãos Mai, Jairboris, Rolezinhos e Uma casa, uma vida.
Data: 08 a 13/12
Local: Espaço Cidadania nas Ruas e diversos pontos de exibição na cidade. Programação completa aqui

- Exposição: "Olhares das Ruas"
A mostra reúne fotografias da paisagem urbana, retratos e autorretratos produzidos por pessoas em situação de rua.
Data: 09/12, 14h e 10/12/2014 a 24/01/2015, das 9h às 18h
Local: Galeria Prestes Maia
Endereço: Passagem subterrânea entre o Vale do Anhangabaú e a Praça do Patriarca, centro

- Circuitos Juventude e Direitos Humanos na Cidade
Quatro circuitos de ônibus percorrerão o centro e as periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops.
Confira datas e locais aqui
 
- Exposição: "Vista sua Camisa com Orgulho"
A mostra exibe retratos de pessoas de diversas orientações sexuais vestindo as camisas de seus clubes, durante a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Na abertura da exposição haverá projeções das imagens na fachada do Edifício Matarazzo.
Data: 9/12, 19h e 10/12/2014 a 10/1/2015, 9h às 18h
Local: Saguão de entrada do Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

- Cine Direitos Humanos no Parque
Pré-estreia do longa-metragem Branco sai. Preto fica, de Ardiley Queirós, vencedor de diversos prêmios no Festival de Cinema de Brasília 2014 e da competição latino-americana do Festival de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.
Data: 12/12, 20h
Local: Parque Ibirapuera, próximo ao portão 2
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

- Show "Cidadania nas Ruas"
Angela Ro Ro, Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes se encontram para celebrar a cultura de Direitos Humanos na cidade.
Data: 14/12, 16h
Local: Auditório Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

comments powered by Disqus
Tags: