Notícias
dia nacional do surdo

Festa Sencity encerra Semana Sinais na Arte no MAM

Redação - Planeta Sustentável - 23/09/2011

Inserida na programação do Ano da Holanda no Brasil e da Semana Sinais na Arte, que celebra o Dia Nacional do Surdo (26/09), o Museu de Arte Moderna (MAM) realiza no próximo sábado (24/09), a partir das 17h, a Sencity no MAM; uma parceria com a Skyway Foundation, da Holanda, e apoio do City Council de Roterdã.

A festa oferece experiências sensoriais por meio de diferentes linguagens artísticas contemporâneas, proporcionando um ambiente que estimula os cinco sentidos. Com o objetivo de conectar as culturas dos surdos e dos ouvintes e de brasileiros e holandeses, o encontro será realizado simultaneamente no MAM-SP (pela primeira vez na cidade) e em Roterdã, com transmissão ao vivo.

A programação da Sencity no MAM começa às 17h, com um espetáculo musical da Escola do Auditório Ibirapuera, interpretado em língua de sinais. Das 19h30 às 20h30 no horário do Brasil, tem início a festa em si, no principal espaço expositivo do museu, com a transmissão ao vivo do show do rapper surdo Signmark, que apresenta suas composições em língua de sinais e também com vocais.

Dentre os demais artistas que tocam no evento, Iggor Cavalera encerra a noite com a apresentação de sua dupla, o Mixhell (formado por ele e por sua mulher, Laima Leyton) e também um solo de bateria. Signdancers, ou dançarinos de sinais, acompanham a música com performances em língua de sinais. Durante toda festa, diversas atividades sensoriais acontecem pelo ambiente, explorando aspectos visuais, olfativos, gustativos e táteis.

Projeto da ONG Skyway Foundation, sediada em Roterdã, as diversas edições da Sencity já foram realizadas nos mais diversos países ao redor do mundo. Além da Holanda, já aconteceram na Inglaterra, Dinamarca, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Espanha, entre outros.

Pioneiro no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais, o MAM-SP promoveu, de 17 a 24 de setembro, a 2ª Semana Cultural Sinais na Arte.

Durante a semana, foram oferecidas oficinas com artistas plásticos como Calma (Stephan Doitschinoff) e Thiago Judas, e a exibição de filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante com a participação dos realizadores; além de uma nova edição do projeto Canto Livro em que canções e textos literários de grandes nomes do Brasil interpretados pelos músicos Jean e Joana Garfunkel e Natan Marques, com a tradução em libras, remetem aos temas destacados nas exposições No ateliê de Portinari (1920-45) e Um outro lugar, que se encerram no domingo.

Sencity no MAM
Data e horário
: sábado, 24/09, a partir das 17h
Local: MAM - Grande Sala do MAM-SP. Parque do Ibirapuera, portão 3 - São Paulo
(As inscrições devem ser feitas até a sexta-feira, 2309, pelo tel. 5085-1313).

comments powered by Disqus