Notícias
dia internacional da mulher

Feminicidade: campanha espalha olhares e histórias de mulheres em São Paulo

Vanessa Daraya - Planeta Sustentável - 06/03/2015

[img1][box-leia]No próximo domingo, 08/03, o mundo celebrará o Dia Internacional da Mulher. Desde a semana passada, campanhas e notícias sobre e pelas mulheres se espalham pelas redes e pelos veículos de comunicação.

Feminicidade* é uma delas e foi criada por seis coletivos paulistanos: Atados, Acupuntura Urbana, Círculo de Sonhadoras, Fábrica de Sonhos, Hey Sampa e SP Invisível. A ideia é resgatar o sentido original desse dia (que comentamos no final deste texto) com a ocupação de espaços públicos em São Paulo, inspirando as pessoas por meio de olhares e histórias de mulheres que moram na cidade.

Para realizar esse trabalho, um grupo de voluntários saiu em busca de registros dessas mulheres - presentes ou não em seu dia a dia - em formatos variados: fotografias, textos, frases e poesias.

No dia 8/3, às 14 horas, eles se reunirão na Praça Roosevelt, no centro, para trocar experiências e fazer relatos de tudo que viram e ouviram. Em seguida, espalharão todo o material produzido por espaços públicos e também no site da campanha. Os participantes dos coletivos acreditam que essa é uma forma de descobrir histórias espetaculares e empoderar as mulheres.

Para não atrasar a realização desse lindo trabalho, o grupo arcou com os custos da iniciativa, inicialmente, ao mesmo tempo em que incluiu o projeto em um site financiamento coletivo, o Catarse*. Até agora, foram doados 780 reais, mas ainda restam 14 dias para o fim da arrecadação: a meta é alcançar 2.770 reais.

Curtiu a iniciativa? Então, que tal participar do evento - é só ir ao encontro no domingo e se engajar para espalhar todo o material registrado pela cidade - ou doar dinheiro para essa causa nobre? É uma forma bacana de celebrar esse dia tão especial, não? Veja, abaixo, vídeo de divulgação da campanha:



HISTÓRIA
E você sabe qual o real motivo da comemoração do Dia da Mulher? Ao contrário do que muita gente pensa, esta não é uma data comercial, como Dia das Mães e dos Pais. Existe um fato histórico - praticamente esquecido - que justifica a celebração, como já publicamos aqui no site do Planeta Sustentável e agora relembramos:

Em 8 de março de 1957, centenas de operárias de Nova York entraram em greve pela redução da jornada de trabalho e o fim das agressões físicas e sexuais que sofriam na fábrica de tecidos. A repressão ao movimento foi violenta. A polícia aprisionou as mulheres no interior da fábrica, que foi incendiada na sequência. Todas morreram carbonizadas. Alguns anos depois, em 1910, durante uma conferência de mulheres socialistas na Dinamarca, Dia Internacional da Mulher foi oficializado. O objetivo inicial foi deturpado ao longo da história, claro, mas a ideia é que esse dia seja dedicado à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

[img2]

*Feminicidade
*Catarse

comments powered by Disqus
Tags: