Notícias
desenvolvimento sustentável

Feira de Economia Solidária acontece em SP, em 9/5

Laís Semis - Planeta Sustentável - 05/05/2015

[img1][box-leia] A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária - Ecosol, coletivo de organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos e solidários, surgiu em 2009 ligada ao movimento pela reforma psiquiátrica e luta antimanicomial. Com o propósito de ser um espaço de articulação e inclusão social, a rede busca meios de produzir e gerar renda para os usuários, familiares, técnicos e militantes da rede de saúde mental.

As feiras de economia solidária realizadas pelo grupo fazem parte dessas atividades. Durante muitos anos, aconteceram no estacionamento da Escola de Enfermagem da USP e, desde o ano passado, são realizadas mensalmente no Parque Mário Covas, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo (STDE) da Prefeitura de São Paulo, o evento está em sua 23ª edição e seu próximo encontro está marcado para 9/5, sábado.

Além do comércio solidário em si - que reunirá 60 barracas com diferentes produtos como marchetaria, encadernação, livros, artesanato, artigos de papelaria, brinquedos, bijuterias, roupas, tapeçaria, conservas e outros quitutes, de várias cidades paulistas: Guarulhos, Santo André, São Bernardo, Mauá, Rio Claro, São Paulo, Piracicaba, Campinas e São Carlos -, apresentações culturais também integram o evento. Mais informações no site da Ecosol.

As próximas feiras já estão marcadas, até o fim do ano: 13 de junho, 4 de julho, 8 de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 14 de novembro e 12 de dezembro.

A economia solidária é uma alternativa ao modelo de mercado tradicional, baseando-se na lógica do desenvolvimento sustentável. A produção, a distribuição e o consumo são autogestionados e se pautam não apenas pelo capital, mas também na valorização do ser humano e respeito à natureza, baseada no comércio justo e preocupado com o bem estar dos trabalhadores e consumidores.

A Ecosol também desenvolve atividades de formação e troca de tecnologias sociais. Nessa empreitada, reúne 280 projetos, oficinas e empreendimentos de arte e cultura, que envolvem cerca de 3.500 trabalhadores.

comments powered by Disqus
Tags: