Notícias
Divulgação Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (segunda da esquerda para a direita), foi recebido pelos organizadores do evento
evento

Feira Brasil Certificado recebeu 4 mil visitantes

Marina Franco - Planeta Sustentável - 16/04/2012

A V Feria Brasil Certificado, realizada pelo Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola* entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo, reuniu empresas e organizações brasileiras que trabalham com certificação socioambiental e recebeu cerca de quatro mil visitantes. 

Entre eles, a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que visitou a feira acompanhada por líderes de organizações que promovem a certificação e que participou do Fórum de Inovação e Sustentabilidade da Brasil Certificado. A ministra falou durante o debate "Combate à devastação ambiental e trabalho escravo na produção de carvão vegetal de uso siderúrgico no Brasil", organizado pelo Instituto Ethos, a WWF Brasil e a Rede Nossa São Paulo.

Em outros debates, o Fórum também contou com a participação de:
- André Corrêa do Lago, embaixador chefe da delegação brasileira para a Rio+20 (leia A economia florestal na Rio+20);
- Rubens Ricupero, embaixador ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente;
- Sabrina Vigilante, diretora de iniciativas estratégicas de Agricultura Sustentável da Rainforest Alliance*;
- Antonio Carlos Hummel, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, e
- Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra.

Os debates abordaram temas como a extração ilegal de madeira na Amazônia, o financiamento da cadeia sustentável na região, o cenário da certificação agrícola e a perspectiva de mercado para os produtos certificados.

Na feira, 32 expositores apresentaram suas experiências com projetos de certificação socioambiental que envolvem desde comunidades até empresas multinacionais. Também foram apresentados móveis produzidos com madeira certificada e outros produtos agrícolas. Além de possibilitar o contato com o consumidor, a Brasil Certificado também permitiu a criação de parcerias entre empresas, organizações e consultorias.

Na ocasião foi entregue a primeira certificação pecuária RAS- Rainforest Alliance Certified à fazenda brasileira São Marcelo, no Mato Grosso, do Grupo JD. O selo da garante que a produção segue padrões socioambientais (leia Fazenda brasileira recebe primeira certificação pecuária).

*Imaflora 
*Rainforest Alliance

comments powered by Disqus