Notícias
pernambuco

FBI chega ao Brasil para investigar lixo hospitalar

Alex Rodrigues - Agência Brasil - 21/10/2011

A pedido do governo pernambucano e da Polícia Federal (PF), agentes do FBI (do inglês, Escritório Federal de Investigação) já se encontram em Pernambuco, onde vão ajudar as autoridades brasileiras a investigar a importação irregular de toneladas de lixo hospitalar por uma empresa do polo têxtil pernambucano.

De manhã, o chefe do FBI no Brasil, Richard Carvalieros, e os agentes Alvin Medina e Pedro Moreira se reuniram com os superintendentes da PF em Pernambuco, Marlon Jefferson, e com a delegada responsável pelo inquérito na Polícia Civil. Também participaram da conversa o superintendente da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira, e os secretários estaduais de Defesa Social e da Fazenda.

Além de se inteirar sobre o andamento das investigações conduzidas pela PF e pela Polícia Civil do estado, os norte-americanos e as autoridades brasileiras trataram da forma como se dará o trabalho de cooperação. À tarde, os agentes do FBI visitarão o Instituto de Criminalística de Pernambuco, onde parte do material apreendido nos dois contêineres retidos na última sexta-feira (14), no Porto de Suape, e nos três estabelecimentos comerciais pertencentes à empresa Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso.

A Império do Forro pertence ao empresário Altair Teixeira de Moura, que, quarta-feira (19), prestou depoimento à PF em Caruaru. Moura se disse inocente, alegando não saber que o material que importava - segundo informações preliminares, pelo menos desde 2009 - era lixo hospitalar. Segundo a PF, o empresário se apresentou espontaneamente e se prontificou a colaborar com as investigações.

comments powered by Disqus