Notícias
encontro internacional

Fapesp Week é realizada em Washington

Marco Túlio Pires, de Washington - Veja.com - 24/10/2011

Pesquisadores dos Brasil e dos Estados Unidos se reúnem de hoje a quarta-feira em Washington, capital dos Estados Unidos, para discutir os mais recentes avanços da ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias nos dois países. O evento, batizado Fapesp Week, é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), National Science Foundation (NSF), Universidade Estadual de Ohio e pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars.

O objetivo do encontro é expor aos americanos o que há de mais avançado na produção científica brasileira e discutir os resultados mais expressivos obtidos pelos dois países. A semana comemora 50 anos de atividades da Fapesp e reúne 53 pesquisadores de diferentes instituições de ensino, entre eles Mayana Zatz, geneticista da USP, Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantã; Gilberto Câmara, diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe); e o biólogo Thomas Lovejoy, da George Mason University, que cunhou o termo biodiversidade na década de 1980.

Os pesquisadores debaterão sobre bioenergia, genética, biodiversidade, mudanças climáticas, câncer, células-tronco, doenças, medicamentos, ciência política e estudos sobre metrópoles. "O simpósio é uma maneira construtiva de reconhecer a importância e de aprofundar a interação entre cientistas brasileiros e americanos", disse Celso Lafer, presidente da Fapesp, durante a apresentação do evento.

comments powered by Disqus