Notícias
educação

Fapesp lança programa internacional de pesquisas em química sustentável

Paula Bezerra - Planeta Sustentável - 22/01/2013

Pesquisadores interessados em projetos voltados para a química sustentável podem se inscrever até o dia 1º de fevereiro em um programa lançado pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - e a Iupac - International Union of Pure and Applied Chemistry, entidades que investem financeiramente em pesquisas científicas e tecnológicas.

O programa foi definido para equipes de três a quatro pesquisadores e engloba até três países. O tema, que é voltado para "Novos enfoques na teoria e síntese moleculares e supramoleculares para a catálise sustentável" e tem como objetivo desenvolver a cooperação internacional em química sustentável a partir da contribuição financeira de agências de apoio à pesquisa.

Para isso, o projeto contou também com o auxílio de fundações internacionais, como a NSF - National Science Foundation - dos Estados Unidos, DFG - Fundação Alemã de Pesquisa Científica -, da Alemanha e NSFC - Fundação Nacional de Ciências Naturais da China -, da China.

As propostas dos pesquisadores deverão introduzir novas abordagens para o desenvolvimento de novos catalisadores, de forma que elementos raros sejam substituídos por elementos abundantes e de fácil extração e endereçar algum problema ambiental significativo.

O investimento nas propostas selecionadas deverá ter início em janeiro de 2014. Mais informações no site do programa.

comments powered by Disqus